Carrier IQ vigia todos os sistemas operacionais

Uma notícia chacoalhou o mundo essa semana, a descoberta de um aplicativo escondido nas customizações que as empresas fazem no Android, ele grava todas as informações do telefone. Com a explosão dessas informações foram descobertas que o sistema operava em diversos sistemas operacionais móveis, Symbian, Blackberry e iOS.

Mesmo com a Nokia negando que seus aparelhos tenham conexão com a empresa foi descoberto que independente do sistema que o usuário utilize o rastreamento dos dados é feito através das operadoras, mas somente as americanas estão sendo “usadas” pela Carrier IQ.

A Apple declarou que já parou o apoio a Carrier IQ e que o sistema deve ser removido em uma atualização futura. A coisa é muito séria, o Senado Amerciano irá investigar a Carrier IQ que nega tudo, agora o Senado começará a vigiar a empresa, coisa que ela já fazia com usuários americanos a muito tempo.

Junto com a Carrier IQ está a Samsung e HTC que estão sendo investigadas por milhões de violações em potencial de leis de privacidade americanas. As empresas estão também sofrendo com ações judiciais. A empresa se defende e nega tudo piamente, acreditando que ela faz o bem para os usuários pegando apenas as informações necessárias para resolver problemas básicos do telefone.

Mesmo que alguns indivíduos tenham identificado que há uma grande quantidade de informação disponível ao software da Carrier IQ no celular, nosso software não grava, armazena ou transmite o conteúdo de mensagens SMS, e-mail, fotos, áudio ou vídeo. Por exemplo, nós entendemos se um SMS foi enviado corretamente, mas não gravamos nem transmitimos o conteúdo do SMS. Nós sabemos quais aplicativos estão drenando sua bateria, mas não capturamos o conteúdo da tela.” Sei.

A Carrier IQ convidou uma renomada Rebecca Bace, especialista em segurança da Infidel Inc., ela disse que “examinando a implementação do Carrier IQ, é minha opinião que as alegações de coleta de caracteres digitados ou outra vigilância do conteúdo do usuário em celulares são errôneas”

As operadoras americanas não processaram a Carrier IQ ainda, mas será apenas uma questão de tempo para descobrir o que faz a Carrier IQ, que tipo de dados eles recebem e o que eles fazem com eles. Fique ligado, com certeza mais informações bombásticas vão surgir, eu sinto.

Via gizmodo, 9to5mac

Anúncios

O que você achou da notícia? Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s