Entenda o que é o Ice Cream Sandwich, o mais novo Android do mercado

Lançado algumas semanas atrás, a atualização do Android chegou ao mercado prometendo inovações, vamos então falar sobre as mais importantes.

Interface

A interface do sistema foi toda renovada, o vice presidente de engenharia do Google, Hiroshi Lockheimer disse que esse era uma das coisas que mais ouvia falar do Android. “Sinceramente, tem uma coisa que eu ouço as pessoas dizerem sobre o Android há algum tempo, que é um sistema legal, mas peca nos detalhes”.

Ele disse que pelo fato de os lançamentos do Android serem bem mais rápido (diria bagunçado) que as atualizações de outras empresas ele não fica muito tempo aperfeiçoando detalhes.

Eu como usuário do iOS, ficaria muito puto se a Apple resolvesse não aperfeiçoar detalhes, o sistema deixaria de ser iOS, seria qualquer outra coisa, por isso me recuso a usar Android, parece o prompt de comando do Windows.

A nova versão quase que deixa de ser um Android e começa a se tornar um sistema digno de grandes smartphones. Os detalhes estão bem trabalhados e bem bonitos, pela primeira vez gostei de um Android.

Face Unlock

Uma coisa bem bacana, mas que eu não confio é o modo de desbloqueio do aparelho que roda o novo sistema. O “Face Unlock” usa a câmera frontal do aparelho para identificar o rosto da pessoa que está segurando o telefone, ele checa se o rosto é o mesmo registrado previamente para só depois dar acesso ao telefone.

Existem outras formas de desbloqueio de smartphone, como a impressão digital, que não pode funcionar às vezes, o “Face Unlock” falhou várias vezes quando foi testado, mas a tecnologia vai ser aperfeiçoada com o tempo. Felizmente, existe o método normal com a senha, que é a opção caso o aparelho não queira reconhecer sua face.

NFC (Near Field Communications)

O sistema vem com NFC (Near Field Communications) nada mais é que a transmissão de links, aplicativos, imagens quando dois aparelhos com a mesma função são colocados um de costas para o outro. É como o aplicativo bump para iPhone, só que mais desenvolvido.

O NFC também é usado de outras maneiras, o Google desenvolveu uma função de pagamento de compras chamada de Google Wallet, você aproxima seu aparelho de um receptor NFC no caixa da loja e sua compra é paga, sem o uso de seu cartão de crédito.

Baseado em outros sistemas

Como nada hoje em dia é original, (nem mesmo este artigo) várias funções do Ice Cream Sandwich foram baseadas em funções de outros sistemas operacionais, como o Windows Phone, iOS e outros.

A lista telefônica do Ice Cream é um catálogo com fotos de seus contatos, o visual lembra a interface Metro do Windows Phone e futuramente o Windows 8. Outra coisa que já existia em versões anteriores do Android é a opção de arrastar aplicativos para formar pastas, função que foi usada primeiramente no iOS.

A câmera que é uma função problemática nos Androids parece que está bem melhor com o novo sistema. O smartphones da Samsung, a empresa que mais usa (ou usava) o Android tem uma câmera incrível, mas a velocidade de captura das fotos é muito lenta, fazendo com que momentos rápidos passem despercebidos pela câmera do aparelho.

O novo Android traz uma captura mais rápida e menor intervalo de tempo entre uma foto e outra. O iOS é mestre em tirar fotos rapidamente, com ele você não perde nenhum segundo entre uma foto e outra, agora o Android parece incorporar uma função parecida.

As câmeras são mais lentas, pois elas salvam as fotos e só depois o aparelho é liberado para capturar outras fotos, com o Ice Cream, as fotos são salvas em segundo plano, deixando o aparelho livre para outras fotos.

A minha impressão

Sério mesmo, esse é o Android que me deu uma vontade de comprar, e olhe que eu não gosto muito de outros sistemas que não sejam o iOS. Se você gosta do Android, imagino o quanto você deve estar empolgado com o novo sistema.

Atualmente, o Ice Cream não é o melhor sistema operacional de smartphones, na verdade está muito longe disso. Com a grande difusão do Windows Phone 8, o Android deixa de ser o segundo melhor sistema e na minha opinião é o terceiro. Mas agora, com esse novo visual do sistema, acredito que a briga será bem apertada entre Android e Windows.

O Android ainda tem muito que crescer, e estando no caminho certo, pode sim, ser um sistema muito melhor que o Ice Cream, mas ultrapassar Windows Phone e iOS pode ser uma missão um tanto complicada.

Anúncios

O que você achou da notícia? Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s