Dólar sobe depois de medidas do governo

Depois de seis pregões em baixa o dólar onde o dólar ficou em seu menor valor em 12 anos ele finalmente fechou em alta nessa quarta-feira (27) com ganho de 1,35% cotado a R$ 1,559.

Essa alta se deu devido as reações ás medidas para conter a crescente queda da moeda que foram publicadas nessa quarta-feira (27) no Diário Oficial da União.

Segundo operadores de mercado, a alta da moeda norte-americana é reação inicial típica a qualquer medida que pode influenciar a cotação do dólar, uma vez que o mercado sempre precisa de tempo para fazer uma leitura melhor de novas regras.

‘Agora, é preciso entender e fazer conta’, explica o diretor de Tesouraria do Banco Prosper, Jorge Knauer.

Guido Mantega, ministro da Fazenda deu explicações que o governo decidiu sobretaxar com o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) apostas de empresas e bancos no mercado futuro pressionando para baixo a cotação do dólar.

Com a maior taxação o volume de dólares que entra no país tende a diminuir, o que reduziria a cotação. Os derivativos cambiais têm grande influência na formação de preços da moeda norte-americana no mercado à vista.

Knauer diz que não está claro como será feita essa taxação. ‘O arbitrador pode estar comprado em um derivativo da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) e vendido na BM&F, por exemplo. Se o IOF incidir somente na ponta de venda da BM&F, será difícil para o mercado, porque algumas instituições pagariam IOF mesmo com uma posição líquida comprada’, avalia.

Nota-se que, o texto do decreto refere-se à exposição vendida líquida. Ainda assim, falta clareza e os investidores devem aguardar as explicações do governo antes de montar posições.

Anúncios

O que você achou da notícia? Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s